segunda-feira, 29 de abril de 2013

Serenidade

O estado de espírito ideal para viver é a serenidade. Nem alegre nem triste, que Deus me faça sereno. Com certa alegria sustentando minha paz, não muito demais porque afeta. Nem triste em demasia porque, abaixo do estado de melancolia que é nobre, a tristeza passa a esmagar os ossos. Outros picos no gráfico do estado emocional, como medo, raiva, rancor, etc, são igualmente maléficos à atuação de liderança. Vi muitos líderes políticos e empresariais errarem nos dias de euforia. Vi-os decidirem mal, e muito mal, dominados pela ira e também percebi deixarem de agir e de decidir, quando em profunda tristeza, beirando a depressão. Com serenidade, no entanto, a impressão que dá é que ninguém erra. Caso erre, enxerga. O problema é que um líder é torpedeado constantemente por elogios exagerados, dos que inflam o ego. E aí é que mora o perigo. A situação quase inevitável requer um antídoto a essa droga, necessita que tenha amigos leais que o tragam ao chão. Os francos e corajosos que tiram os saltos altos do chefe e isso é raro. Mas há um amigo que indico e que plenamente confio, pronto e alerta para disciplinar a todos, quando isso estiver acontecendo. Estava na estrada esses dias com um amigo e conversávamos sobre as perspectivas a curto prazo. Viajamos paralelo àquela viagem, conversando sobre planos. Não exatamente sonhos, mas objetos de consumo... Quando eu estava flutuando, agarrado a um balão enorme chamado futilidade. Vi um homem sentado na beira da estrada, visivelmente desolado. Aquilo me causou um impacto profundo. Meu amigo dirigia e nem tive a reação de pedir para parar o carro e ser solidário ao homem. Fui tomado por uma tristeza que me emudeceu. E nem sei se era só solidariedade à situação visível daquele homem. Acho que minha maior dor foi dar conta do contraste da minha alegria com aquela cena. Senti vergonha das coisas que dizia, sinceramente. O amigo que indico é o mesmo que providenciou a cena que me alertou e me corrigiu instantaneamente. Este não nos deixa errar por muito tempo. Mostra. Dá sinais. Basta observar e se deixar disciplinar pelo divino Mestre Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário