terça-feira, 24 de julho de 2012

Pesquisas...

Repito aos candidatos: não valorizem publicamente qualquer pesquisa. Não se envaideçam das que lhe apresentam na frente dos adversários, nem reclamem das que lhe mostram com desvantagem. Valorizar pesquisa é desvalorizar a própria candidatura. O que importa ao eleitor? Quem está na frente ou quem tem as melhores propostas? Então, trate as pesquisas divulgadas pela mídia pelo valor que elas têm, de mero medidor de resultado perecível, um instantâneo da opinião pública. Os dados que realmente importam ao marketing, aqueles que apontam tendências e indicam caminhos a serem tomados, nem são divulgados, não interessam aos jornais que só querem informar quem está na frente e atrás. Mas o que ganha eleição é o posicionamento político do candidato, as propostas do partido ou coligação, a sensibilidade com que você percebe os problemas e reais necessidades da população. Candidato que fala de pesquisa quando está em primeiro tem que engolir a valorização que fez quando estiver por baixo. Tão certa quanto a chegada da noite no final do dia, é a humilhação de quem se vangloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário