segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Reciclados

Com todo o respeito ao setor de manufaturados, cuja produção em série é necessária tanto pela rapidez como pela redução de custos, comunicação e marketing político não podem ser feitos em linha de montagem nem com criações reaproveitadas. Em campanha eleitoral, nenhuma situação é inteiramente semelhante a outra. É próprio da política o dinamismo em que o imponderável está sempre presente. Quem quiser participar dessa nobre atividade deve ter humildade para manter a sensibilidade em alta a cada minuto porque tudo pode acontecer e a campanha precisa se adaptar a cada movimento do cenário. O risco de usar idéias prontas é a letal armadilha: pode dar certo em um momento e isso anestesiar os “criadores”, encorajando-os a continuar copiando a fórmula que deu certo em outra campanha. Com essa atitude preguiçosa, a campanha pode ter uma surpresa logo à frente. Além de um bom estudo do cenário, do candidato e dos adversários, a elaboração de estratégia e idéias criativas de uma campanha exige inspiração, essencial ingrediente que fica totalmente descartado no uso de idéias prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário