segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ótica


“O Estrangeiro” é uma das musicas do Caetano Veloso que mais gosto e, nela, os versos que mais me ganharam são esses: “O amor é cego. Ray Charles é cego. Stevie Wonder é cego. E o albino Hermeto não enxerga mesmo muito bem”. Além da homenagem do compositor baiano, de enfatizar a semelhança dos músicos citados e o amor, os versos lembram essa expressão bastante propalada, de que “o amor é cego” e remete à capacidade do amor, de enxergar além e, portanto, acertar, gerar bons frutos, despindo-se de preconceitos e de conceitos. O amor é incapaz de ver o banal porque vai fundo. Ignora o visível e se alimenta do que não se vê. O amor vê a alma, além do corpo. E a tudo suporta porque antes crê no que não se vê. Esta semana, estamos lançando uma campanha para uma ótica que diz “Quem enxerga além age bem. Veja a todos pela ótica do amor”. A idéia é transmitir a mensagem e estimular bons relacionamentos entre as pessoas. A proposta da nossa agência nyme3 é essa, de inserir ao máximo, na comunicação social dos clientes, mensagens que inspirem o exercício da cidadania e a espiritualidade. É louvável achar clientes dispostos a corresponder à responsabilidade social. No caso dessa campanha, a Nacional Óticas, que ganhou o slogan “a ótica do coração”, teve uma postura exemplar. É muito comum propaganda que usa de artimanhas, estimulando inclusive a competição entre as pessoas, para atrair o consumo exagerado. Fazem isso sem atentar para o quanto as pessoas se prejudicam, contaminados pelas mensagens que normalmente atropelam o “amor ao próximo”, o caminho para uma sociedade justa. Com essa campanha, ao meu modo de ver, a empresa oferece um presente ao público, usando seus investimentos publicitários para o bem comum.   

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