segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Valores

Arnaldo Jabor é como meu pai que vivia dizendo que eu não gostava de estudar, de tal forma que eu me convenci disso por muito tempo. Mas meu pai era inocente quanto a isso. Matava um pedaço de mim, sem saber. Acho que isso também acontece com Jabor, tão perdoável quanto meu pai, que faz o mesmo com o Brasil, quando desfere um leque de críticas. Confia tanto no seu poder de observação que nem vacila ao chamar o brasileiro de bobalhão, desonesto e vagabundo. Lamento muito o posicionamento do cineasta e colunista porque considero destrutivo todo tipo de comentário que acaba com alguém ou com um povo. O povo brasileiro está perdendo há muito tempo, mas nos filmes de Rocky, o pugilista perdia o tempo todo, antes da virada no êxtase do filme. Estou falando de cinema para ele entender melhor a minha contra argumentação, embora eu saiba que nem vai ler o meu humilde artigo no invisível blog. Tem nada não... Não escrevo necessariamente para lhe convencer que reconsidere, já me conformo se levar um leitor a refletir sobre o assunto, mesmo que não concorde comigo. Mas tenho que colocar pra fora o que senti quando li as suas críticas. O espírito de cidadania de um povo é como o emocional de uma criança: ou você anima ou mata. Vejo valores no povo brasileiro que escandalizam qualquer burguês, competidor e ávido pelo poder do dinheiro e pelo status. O brasileiro é pacífico (não reage às humilhações das classes dominantes), tem credulidade (por isso é enganado), tem fé, espera em Deus (o que é confundido com vagabundagem ou preguiça). Não vou falar de honestidade porque o maior problema do Brasil é a ausência de bons exemplos projetados pela mídia. Quem nada contra a correnteza, ou seja, opta por uma vida honesta e verdadeira, é tão criticado pelo sistema, quanto o Brasil por Jabor. Mas os perseguidos, está escrito, são o povo do Senhor, nosso Deus. Então, apesar das inúmeras tentativas de humilhação, o povo brasileiro é mais que vencedor. Já sofreu demais e despertou a misericórdia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário